Como a SIPAT Ajuda na Prevenção de Acidentes

Todos os anos, as empresas independente de seu tamanho precisam realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, ou SIPAT como é mais conhecida pelos prevencionistas!

O objetivo de uma SIPAT é levar informações sobre saúde, qualidade de vida e segurança em geral para os funcionários, sempre de uma forma que ajude a conscientizar a todos sobre estas questões.

Um dos segredos para se ter um bom resultado em sua SIPAT é organizá-la com antecedência. Para isso, você precisa se reunir com a equipe do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) ou então com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para que cada membro tenha a sua devida responsabilidade na organização desta ação.

Uma das maiores dicas que eu posso dar é esta, sente com a equipe, defina a responsabilidade de cada integrante e mãos à obra, porque não é possível realizar um evento deste porte sozinho!

Como a SIPAT ajuda na prevenção de acidentes

Por mais que a empresa tenha campanhas sobre conscientização, a SIPAT é um evento muito importante da área de segurança no trabalho, pois é possível que você contrate profissionais palestrantes que conseguem passar a mensagem de forma muito mais dinâmica e com foco em comportamento.

O problema que mais vejo é que em alguns casos, devido a falta de verba, a CIPA quer fazer as palestras com os próprios membros e daí como os funcionários já estão acostumados com aquele membro fazendo sempre DDS ou então conversando sobre segurança no dia a dia, a mensagem acaba entrando por um ouvido e saindo pelo outro e o que queremos é exatamente o oposto disso!

Portanto, um palestrante profissional irá fazer realmente a diferença em seu evento.

Eu sei que não é fácil conseguir verba, mas com antecedência é possível combinar uns valores bacanas com algumas empresas que prestam este tipo de atividade.

A conscientização após o evento

O que já pude presenciar é que, após a SIPAT realizada de maneira organizada e com palestrantes de grande nível, as informações são passadas muito melhor e após o evento é possível perceber funcionários comentando sobre a palestra, sobre as dinâmicas e informações que eles podem levar no dia a dia para evitar acidentes e praticar o comportamento seguro.

Por isso meus caros, se vocês pretendem realmente usar a SIPAT como uma ação para ajudar na prevenção de acidentes, recomendo dar mais importância para esta atividade em sua empresa.