o-que-e-sipat-e-qual-seu-objetivo

O Que é SIPAT e Qual Seu Objetivo

A SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é um evento que deve ser organizado pelos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e que deve ocorrer todos os anos.

A SIPAT é uma forma que a empresa tem de parar sua rotina de trabalho e poder criar ações para conscientizar seus funcionários sobre questões voltadas a saúde e segurança no trabalho.

Quais atividades são realizadas em uma SIPAT

Geralmente, as empresas realizam palestras com palestrantes experientes para poderem engajar os participantes sobre questões voltadas a saúde e segurança.

Algumas empresas quando tem verba um pouco maior conseguem realizar ações como teatros, o que é bem interessante, pois une algo novo à alguma informação que os participantes precisam receber.

Já participei de algumas SIPAT’s onde os funcionários recebiam massagem no último dia de evento como forma de brinde por terem participado do evento e em outras oportunidades os brindes eram dados logo após as palestras, como por exemplo, squeezes, sacolas ecológicas, entre outras.

Qual a importância da SIPAT

A SIPAT é um dos eventos mais importantes que ocorrem no ano quando falamos sobre orientação sobre segurança. Por mais que a empresa tenha DDS (Diálogo Diário de Segurança), muitas vezes as informações entram por um ouvido e saem pelo outro e isto ocorre por diversos motivos: Falta de técnica de quem passa a informação, rotina, ou falta de interesse mesmo dos funcionários.

Sabendo disso, quando a empresa faz a SIPAT e contrata palestrantes que já possuem experiência com determinados tipos de públicos, é bem mais fácil os participantes entenderem o conteúdo e perceberem que o que o palestrante fala vai de encontro com o que a CIPA fala diariamente.

A SIPAT também é uma forma de parar a rotina de trabalho para que os funcionários possam se reunir, debater, ter novas experiências e saírem do evento com muito conteúdo que fará a diferença no dia a dia, por isso a importância da empresa se organizar antecipadamente para fazer o evento.