Palestras são Muito Importantes para SIPAT

Como bem sabemos, a SIPAT é uma ação obrigatória e deve ser realizada uma vez ao ano pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em conjunto do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). Organizar este evento não é nada fácil, portanto, uma das principais dificuldades dos organizadores é na hora da realização de palestras que irão fazer a diferença para os funcionários.

Se não a maior, a palestra é uma das atividades que mais podem fazer sucesso durante todo o evento se realizada por profissionais que saibam interagir com os participantes. 

É muito importante que os temas escolhidos pela empresa sejam do dia a dia dos funcionários, pois assim, a adesão das apresentações serão bem maiores. A empresa até pode fazer os temas tradicionais (segurança do trabalho, DST/AIDS, Alcoolismo, Tabagismo, etc), mas é importante não focar todo o evento somente nestes temas. Hoje em dia, há empresas que se tornaram especializadas neste tipo de evento.

Ideias interessantes

No site Bem Moderna, vi um artigo bem interessante sobre o poder das palestras para levar conscientização aos funcionários. Neste material, uma coisa que me chamou a atenção foi que algumas empresas estão usando o teatro como forma de diferenciar suas apresentações. Achei bem inovador, pois em muitos casos, pode ser a primeira vez que algum funcionário tenha acesso a alguma atividade teatral.

Se realizada com humor e com informação, acredito que seja o casamento perfeito para a SIPAT, pois assim, teremos o conteúdo técnico só que com abordagem bem mais leve o que pode fazer um grande sucesso em seu evento.

Vale ressaltar que, meu intuito não é que a SIPAT seja uma “festa”, mas não é necessário que o evento tenha tanto o teor técnico, pois os assuntos mais técnicos devem ser realizados no dia a dia.

Conclusão

Na hora de contratar uma empresa para fazer as palestras de sua SIPAT é muito importante saber qual a experiência dos palestrantes, como é a abordagem, qual a formação, etc. Somente assim você terá uma segurança maior sobre a qualidade destas apresentações para seu evento.